Assessoria Pedagógica


Analisamos o trabalho pedagógico desenvolvido na instituição e orientamos ações e estratégias possíveis de serem implatadas com sucesso provocando maior produtividade e qualidade.

Paty Fonte - PalestranteDeve-se partir do princípio de que em educação, como em qualquer outro setor profissional, a valorização do ser deve vir antes de qualquer coisa, pois antes de ser professor é indivíduo, uma pessoa dotada de raciocínio, de sentimentos, de desejos e expectativas de ver no outro a confirmação do bem e do carinho natural que deve existir entre os seres.

Acredito que o processo ensino-aprendizagem só é eficaz se for realizado com paixão e entusiasmo, tanto pelo professor que ensina como pelo aluno que aprende. Para tal, a formação continuada é essencial já que é através dela que exercitamos e desenvolvemos a criatividade, refletindo sobre a prática, vislumbrando possibilidades originais de atuação. Através do programa de assessoria pedagógica eu e minha equipe incentivamos os docentes a ousarem sem medo. Através de exemplos verídicos buscamos resgatar a autoestima e a autoconfiança nos educadores, construindo um ambiente saudável na comunidade escolar.

Almejamos a verdadeira socialização entre os membros do corpo docente. Sabe-se que a socialização não é uma aceitação dócil, um compromisso sem exigências, ou uma assimilação sem grandeza. Ela é uma possibilidade humana que se desenvolve na direção da pessoa equilibrada e do cidadão pleno.

Mostramos a importância de atitudes simples no contexto escolar, é natural que no dia-a-dia a relação vá ganhando certo grau de mecanização. A convivência diária leva ao desgaste estas atitudes simples, consideradas sem importância e que na verdade exercem grande influência. Discutimos os problemas mais frequentes encontrados no relacionamento entre corpo docente e corpo discente, buscando entender as relações entre eles. Assim como muitos de seus alunos e alunas, os educadores e educadoras também estão carentes de atenção, de afeto e de valorização.

Quando realizamos um trabalho nas escolas, a princípio encontramos professores resistentes a mudanças, desanimados, tensos e irritadiços.

Em cada instituição elaboramos um roteiro de trabalho que atenda aquela realidade. Propomos vivencias, dinâmicas, debates, apresentamos projetos já desenvolvidos com êxito, lançamos questões para reflexão e análise.

Os profissionais reagem de variadas formas, porém sempre positivas. Ao término dos encontros pedimos que avaliem e surgem inusitados elogios que na verdade são o reflexo de seu próprio ideal.

Como funciona:


Consultoria Pedagógica | Palestras | Cursos Presenciais | Cursos Online | Oficinas e Workshops