Atividade Orientada com Lápis de Cera


As crianças adoram desenhar e através dos rabiscos começam suas primeira “escritas”, ainda com traços que serão aprimorados…

Nossas vivências dependem de todos e de tudo com o que interagimos, do momento e do tempo que se dispõe para esta troca, da sensibilidade que despertamos nos alunos para a apreciação das expressões artísticas – esse contato pode ser efetuado através dos sentidos (olfato, tato, visão, audição e paladar), a representação, o ritmo. Deve-se buscar as várias interpretações, de autores e também dos alunos, para que se possa, independentemente, estabelecer relações pessoais com a obra, priorizando cada vivência particular.

Pensando nisso, sugiro uma atividade a seguir, a qual integra: arte, coordenação motora, ritmo, atenção e matemática.

volta_as_aulas

Material Necessário:

  • Folhas de sulfite
  • Lápis de cera de diversas cores

 

Procedimento:

Distribua folhas de sulfite às crianças. Peça-lhes que escolham um lápis da cor que desejarem. Estimule-as a deslizá-lo sobre o papel, sugerindo, por exemplo, que ele é um trem muito carregado e caminha de um ponto a outro:

  • devagar;
  • rapidamente;
  • em linha reta;
  • fazendo muitas curvas.

Dê aos alunos a sugestão de usarem outra cor e imaginarem que o lápis é agora uma borboleta que passeia pela folha. Estimule-as a executarem movimentos retilíneos e sinuosos, rápidos e lentos.

Peça-lhes que escolham ainda uma outra cor e, deitando o lápis sobre o mesmo papel, imaginem que ele se transforma num caminhão que vai por uma estrada. Explore os mesmos movimentos sugeridos anteriormente.

 

DICA: Enquanto desenham, as crianças podem produzir sons vocais ou cantar, variando a intensidade (forte/fraca) e o andamento (rápido/lento) da canção.

Cabe ao professor dinamizar a atividade de forma lúdica e interessante.

 Após a realização da atividade explore o trabalho indagando aos alunos:

✓Qual o caminho percorrido pelo trem?

✓Qual o caminho percorrido pela borboleta?

 ( Proponha que os alunos identifiquem e passem o dedo em cima de cada um )

 ✓Qual a cor do caminho percorrido pelo caminhão?

✓Quem é capaz de descobrir a marca mais forte? E a mais fraca? E a mais larga? E a mais estreita?

 

Referência: Atividade retirada da apostila Arte na Escola, elaborada pela Profª Paty Fonte, disponível a venda exclusivamente na loja virtual do site Projetos Pedagógicos Dinâmicos. Saiba mais e/ou adquire a sua : http://www.ppd.net.br/produto/projeto-arte-na-escola/

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>