De onde surge o tema do projeto?


Alguns profissionais defendem a posição de que o projeto deve partir, necessariamente, dos alunos, pois, se não, ele seria imposto. 

Outros defendem a ideia de que os temas devem ser propostos pelo professor de acordo com a sua intenção educativa, pois, de outra forma, se cairia em uma postura espontaneista.

O que se desconsidera, nessa polêmica, é o ponto central da Pedagogia de Projetos: o envolvimento de todo o grupo com o processo.

Um tema pode surgir dos alunos, mas isso não garante uma efetiva participação destes no desenvolvimento de projeto.

O que caracteriza o trabalho com projetos não é a origem do tema, mas o tratamento dado a esse tema, no sentido de torná-lo uma questão do grupo como um todo e não apenas de alguns alunos ou do professor.

Portanto, os problemas ou temáticas podem surgir de um aluno em particular, de um grupo de alunos, da turma, do professor ou da própria conjuntura.

O que se faz necessário garantir é que esse problema passe a ser de todos, com com um envolvimento efetivo na definição dos objetivos e das etapas para alcançá-los, na participação nas atividades vivenciadas e no processo de avaliação.

➔Saiba mais através do site:

www.projetospedagogicosdinamicos.com

 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>