O prazer de ler se estabelece desde o nascimento 2


11597_10203607476572875_2840312869254969098_nÉ fundamental desenvolver o hábito e o prazer de ler desde a mais tenra idade. Não só contar histórias, mas proporcionar momentos para que as crianças também contem e explorem os livros. No vídeo abaixo verão a fofura da Alice (2 anos e 7 meses) contando a história Chapeuzinho Vermelho, que atualmente é sua predileta.

Desde recém nascida Alice foi estimulada com livros: de pano, de banho, só com figuras, com pequenos textos, etc. O livro está presente em sua vida como os demais brinquedos, tanto que muitas vezes prefere brincar com eles e deixa bonecas e jogos de lado, inclusive os eletrônicos.

Observe a foto ao lado – Alice com 1 ano e 4 meses – brincando comigo e com o livro do crocodilo.

Cabe a nós, pais e professores, a educação neste sentido. Com criatividade, ludicidade e imaginação os livros se tornam mágicos e auxiliam bastante no desenvolvimento infantil.

É na escola que estabelecemos uma relação harmoniosa entre professor, aluno e o texto literário. É preciso que isso ocorra de forma lúdica e constante, desde os berçários e creches, possibilitando que o contato da criança com a linguagem escrita não ocorra apenas pela decodificação. 

O aluno precisa entender que ler é um exercício prazeroso e não serve apenas para execução de tarefas escolares e atendimento de interesses transitórios.

Realizo palestras, mini cursos e oficinas em creches e escolas capacitando professores e/ou orientando pais e familiares. Solicite seu orçamento sem compromisso: patyfonte@projetospedagogicosdinamicos.com 

 


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

2 thoughts on “O prazer de ler se estabelece desde o nascimento