Projetos Pedagógicos


Por que trabalhar com projetos na escola?

O ensino tradicional e o modelo clássico da escola não mais correspondem às exigências da sociedade atual, dinâmica e caracterizada pela inovação tecnológica: o modelo de currículo organizado em disciplinas dispostas de modo fragmentado, sem correlação ou nexo entre elas, vem sendo repensado e tende a ser substituído, para que a escola se aproxime mais da sociedade e que os alunos se envolvam mais no processo educativo.

É nesses termos que a ideia de trabalho com projetos, na Escola, surgido a partir da “tematização” proposta já no final dos anos 80 do século XX, como recurso pedagógico da metodologia de ensino sócio-construtivista, toma corpo e se desenvolve a partir de 1990.

Não se trata de uma técnica atraente para atrair a atenção dos alunos: seu objetivo é fazer com que o aluno se envolva intensamente na atividade educativa alvo do projeto proposto.

Significa, também, repensar a escola, o currículo, os tempos escolares, a avaliação e os objetivos da educação escolar.
Através da Pedagogia de Projetos o aluno aprende participando, tomando atitudes diante dos fatos, investigando, construindo novos conceitos e informações, e selecionando os procedimentos apropriados quando diante da necessidade de resolver problemas.

Como são os projetos elaborados pela Profª Paty Fonte?

Os projetos contêm: objetivos, justificativa, culminância e avaliação. São repletos de sugestões de atividades práticas, dinâmicas e interativas.
Seguem via Correio e possuem:

  • Impressão colorida
  • Capa plastificada
  • Formato apostila – tamanho A4

Não foram elaborados com intuito de auxiliar trabalhos universitários, os mesmos são úteis como materiais de apoio, mas não devem ser copiados a risca e é fundamental acrescentar os devidos créditos em sua bibliografia. Os mesmos também não foram elaborados com o intuito de fazer chegar às mãos dos (das) professores(as) “receitas mágicas”, mas sim modelos, dicas, ideias para que o (a) professor (a), refletindo sobre sua prática diária, possa desenvolver seu trabalho de forma que este seja prazeroso, significativo e realmente eficaz para os alunos.

A quem se destinam os projetos?

Professores, coordenadores, gestores pedagógicos, diretores de escola e demais profissionais de educação que desejam um material de apoio focado em determinado tema, porém contextualizado, integrado com todas as áreas de estudo e repleto de dicas de atividades que objetivam desenvolver competências e habilidades de forma prática, dinâmica, interativa, crítica e reflexiva.

Onde são vendidos?

Os projetos elaborados pela Profª Paty Fonte são vendidos exclusivamente na Loja Virtual do site Projetos Pedagógicos Dinâmicos através do sistema Pag Seguro – que gera boletos, aceita débito automático e parcela no cartão de crédito.

E se a escola encontrar dificuldade em colocar em prática as ideias sugeridas no projeto?

Oferecemos o serviço de assessoria e consultoria pedagógica com planejamento/treinamento específico e formação de professores.

Categorias  disponíveis:

Loja virtual

Conheça todos os temas de Projetos Pedagógicos de autoria da Profª Paty Fonte