Projetos de Literatura 1


abril-15.jpg

 

❝Podemos afirmar que abril é o mês do livro, pois comemoramos em homenagem à Monteiro Lobato o dia nacional da literatura infantil em 18/04 e, em 23/04 o dia internacional do livro e dos direitos autorais – data instituída em 1995, pela Unesco homenageando falecimento de Cervantes e Shakespeare, dois destaques da Literatura universal.

Nenhum projeto deve se esgotar nas datas comemorativas, principalmente sendo este relacionado à leitura. Há uma urgência de resgatar o hábito e o prazer de ler nas escolas, sobrepondo às leituras obrigatórias e sem significado, enfatizar o gosto de ler unido a sede de pesquisar e aprender. Sendo assim, caso ainda não tenha iniciado nenhum projeto de leitura ou literatura em sua escola, aproveite o mês de abril para tal e descubra como o trabalho com projetos pode auxiliar em todo processo de desenvolvimento de seus alunos.❞

(Trecho do livro Pedagogia de Projetos: ano letivo sem mesmice)

Quem não se lembra de uma história que ouviu na infância?

Quem nunca se encantou com a magia de uma boa contação de histórias?

São tantos temas dentro da nossa Literatura, ricos, coloridos, mágicos… Em cada grupo um estilo se adapta melhor, sempre é importante partir dos interesses e necessidades da sua turma. Por isso, criei apostilas repletas de sugestões práticas e dinâmicas – possíveis de serem adaptadas. Não são receitas, já que isso não existe na área educacional. São inspirações que devem gerar novas ideias e reflexões em cada planejamento de aula.

Cada faixa-etária tem seu tema de interesse, basta estudar um pouco sobre o desenvolvimento infantil e descobrimos isso.

Todavia, algumas vezes, na mecânica do cotidiano os obstáculos se tornam superiores e esfriamos os corações, esquecemos a nossa criança interior, repetimos as atividades menos trabalhosas e já não nos encantamos tanto assim… A magia se perde… as lembranças são longínquas… E quanto maior o aluno – criança mais distante ele fica do prazer da Literatura e das Artes em geral. Por que será? Os alunos crescem e com eles crescem as obrigações, proibições, repetições… Só não cresce a sede do saber, a fome de ler por lazer, a necessidade de ler por curiosidade…

E quando chegamos a este ponto vemos escolas repletas de livros didáticos e algumas vezes as crianças e jovens precisam ler os paradidáticos para uma prova. E assim, erramos feio! Reproduzimos em massa seres que repetem, decoram, copiam e colam, mas não são capazes de criar, produzir, muito menos de se encantar…

Se você que está me lendo é diretor(a), gestor(a) ou coordenador(a) pedagógico(a) e já identifica em sua instituição algo parecido não permita jamais, em tempo algum, que tal situação crie raízes. São tantas as possibilidades… Eu, humildemente, ofereço a vocês minha contribuição:

  • Através das apostilas já citadas acima;
  • Através deste novo blog e do site PPD onde encontrará mensalmente atualizações gratuitas;
  • Através dos cursos online;

✔ E neste tema em pauta através do treinamento com a equipe docente – cada projeto antes de ser desenvolvido em sala de aula com os alunos é apresentado aos professores, através de dinâmicas, práticas de reflexão, debate, oficinas de criatividade e sensibilidade. Assim, com maior segurança e inúmeras ideias “pipocando”, mais entusiasmados, ousam desenvolver novas atividades, pois antes de planejá-las e aplicá-las já sentiram na pele, na alma, no corpo e na mente seus efeitos.

Durante o mês de abril – 2016 – além das apostilas na promoção, o meu trabalho presencial nas escolas (com prévio agendamento) também estará com desconto, já que assumi a missão de resgatar projetos originais de leitura e literatura nas escolas. Interessados devem solicitar via e-mail seu orçamento.

patyhist

Os professores buscam contemplar disciplinas e conteúdos programáticos e deixam de lado o ato de contar histórias. Segundo Coelho (2001), “a história aquieta, serena, prende a atenção, informa, socializa, educa. […] a história é importante alimento da imaginação”

Vamos juntos resgatar o prazer de ouvir e contar histórias?!

Na foto ao lado estou contando uma história que gosto muito antes de desenvolver atividades com um grupo de professores em uma escola no subúrbio do Rio de Janeiro.

Entre os temas de trabalho destaco: fábulas, poesias, contos de fadas, histórias infantis, Monteiro Lobato, histórias em quadrinhos, jornais, produção textual, sala de leitura, alfabetização e letramento, contos e crônicas.

Clique aqui e conheça todos os temas. 

✔Escolha já o seu projeto! Produtos de minha autoria vendidos exclusivamente na Loja Virtual do site Projetos Pedagógicos Dinâmicos - Acesse aqui! 

 

“Educar com as crianças e pelas crianças, e não educar sobre elas”

(Decroly)


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

One thought on “Projetos de Literatura