Vídeo lamentável reflete comodismo das escolas sim! 1


Sim, ele tem razão. A vida é difícil mesmo! E este pai não sabe o quanto é possível aprender de forma divertida, o quanto se aprende brincando. Não sei a idade da criança, mas para chegar neste momento de sistematizar o conhecimento, sentado, concentrado, existem tantas outras etapas que ele precisa passar. Assim, como uma obrigação, um sacrifício, nunca sentirá prazer em estudar, em aprender… Fiquei triste em ver este vídeo. Deve ser tão comum…

As escolas cedo demais estão adotando livros didáticos, mandam dever de casa e tudo para criança de Educação Infantil. Ignorância pedagógica ao meu ver. Poderia escrever muito sobre a importância do brincar no desenvolvimento da criança enquanto ser humano, mas sempre faço isso, quem acompanha meu trabalho sabe. E não sou a única, aliás, longe disso. É um tema bastante difundido por inúmeros pesquisadores e autores.

Lamento muito, demais mesmo! Afirmo: É possível fazer diferente sim!  Existem várias práticas pedagógicas de sucesso acontecendo por aí e precisam ser bastante divulgadas, compartilhadas, tanto quanto está sendo este vídeo absurdo e humilhante. Somente assim será possível  inspirar os professores que sentem medo de mudar, que não se arriscam tantas vezes sabendo que estão errados.

É preciso também orientar as famílias e trazê-las para dentro das escolas, realizar um trabalho em parceria. A união escola – família tão discutida nada tem a ver com isso que vemos no vídeo. Um pai que não tem obrigação de saber a parte pedagógica, ele acha mesmo que está fazendo o certo, já que a escola deve insistir que a criança precisa de ajuda para aprender.

Já ouvi relatos em escolas que sem os livros os pais não valorizam. Ora, faça-se valorizar! Faça valer a mensalidade paga com sacrifício. Mostre às famílias o resultado do seu trabalho, cada passo e seus objetivos. 

Vamos minimizar tais práticas infelizes e garantir uma próxima geração mais interessada em pesquisar, aprender e ensinar mudando posturas dentro das escolas. Este vídeo repugnante reflete o comodismo das escolas sim! Reflete a falta de conhecimento e de comprometimento de muitos profissionais também. 

Se algo lhe tocou do que escrevi convido a conhecer nosso trabalho, pois lutamos por isso faz tempo… Estou nesta luta há 24 anos no magistério e há 14 anos com a equipe Projetos Pedagógicos Dinâmicos. Se precisa de ajuda para mudar, caso deseje pode contar com o apoio da nossa equipe. O que não dá é para ver um absurdo deste tomando uma proporção gigantesca na rede e professores ainda gargalhando e outros apoiando. Por favor! “Na era da informação, ignorância é uma escolha.” 

 


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

One thought on “Vídeo lamentável reflete comodismo das escolas sim!

  • eliane de figueiredo santos

    Realmente devemos ter um olhar diferenciado,reflexivo sobre nossas práticas? E o professor precisa sim de apoio coordenação,supervisão da equipe técnica para mudar, inovar essas práticas !